Você já deve ter ouvido falar sobre “jornada de consumo” ou “jornada de compra“, mas você sabe o que é e qual a sua importância?

Uma jornada de consumo se baseia no caminho que um potencial cliente segue no site até o momento final da compra e geralmente possui 4 etapas: “Conhecimento”, “Consideração” e “Decisão”. Saiba como identificar cada uma delas, criar os conteúdos certos para estruturar o seu site com um Marketing de Conteúdo que gere resultados e impactar o seu cliente final.

Esses conteúdos vão preparar o seu potencial cliente até o momento da finalização, pois ele alimenta esse relacionamento sem deixar que a pessoa se desinteresse e saia sem fechar negócio. Para isso, é importante que você conheça as etapas que o seu público-alvo passa antes de se tornar um cliente:

Conhecida em inglês como buyer’s journey, algumas fontes a apresentam com três estágios: awareness (conhecimento), consideration (consideração) e decision (decisão).

Conhecimento: No começo, o consumidor ainda não sabe que tem um problema ou necessidade, ou não sabe sinalizar esse erro. Ele ainda está despertando o interesse pelo tema e o seu objetivo é chamar a atenção dessa pessoa. Depois você vai fazê-lo perceber que tem um problema ou uma oportunidade que ainda não se deu conta.

Consideração: Após muitas pesquisas, o possível cliente identificou algumas soluções possíveis e começa a avaliá-las. Nesse momento é preciso que ele veja o seu negócio como uma boa solução para o problema dele. Que ele passe a considerar os seus serviços ou produtos como ideais.

Decisão: A decisão é o cheque mate. No fim de todo o processo, o consumidor vai tomar a decisão, é o momento da compra. Hora de atacar com os diferenciais da sua empresa em relação à concorrência e convence que o seu serviço/produto é a escolha certa.

É preciso entender muito bem cada etapa para criar os conteúdos certos e não atropelar nenhuma parte do processo. Lembre-se: Quantidade não é sinônimo de qualidade. De nada adianta criar uma avalanche de conteúdos, e-books, posts, emails marketing, se no final do funil o consumidor fica “solto”.

Atente-se a todas as etapas, planeje previamente e alcance o sucesso nas vendas!