Inspirado no discurso do ex presidente norte-americano, John Kennedy, no dia 15 de março de 1962, o Dia do Consumidor vem ganhando força por permitir novas formas de abordagem da empresa com o seu público alvo.
É notório o crescimento de ações e promoções que aparecem nesse período entre Carnaval e Páscoa – duas épocas de grande movimento no mercado – quase sendo comparado à Black Friday.

As expectativas são sempre superiores se comparadas aos anos anteriores e as empresas devem se programar. Confira algumas dicas para se destacar:

Aumentar e capacitar a equipe de vendas:
Toda marca que lida diretamente com o público final através de vendedores e promotores deve priorizar uma equipe capacitada, pois é por meio dela que o cliente vai conhecer e tornar-se fiel. (ou não). Colaboradores cordiais, com bom discurso de vendas, que saibam apresentar a empresa certamente trarão bons resultados. Através de treinamentos, palestras e bonificações por cumprimento de metas é possível aproveitar as potencialidades e promover o progresso tanto da equipe, quanto da organização.

Investir em publicidade:
O maior foco de toda empresa é vender seus produtos/serviços e se destacar da concorrência é essencial. A divulgação é o primeiro passo para se tornar conhecido pelo seu público alvo, e existem variadas formas de por em prática.
O famoso boca a boca é muito valioso, pois pessoas indicam outras pessoas e assim a emprega ganha espaço. Mas é preciso tomar cuidado, por que as pessoas vão comentar sempre, seja positiva ou negativamente.
As redes sociais também são grandes aliadas nos dias de hoje, afinal de contas, a grande maioria da população vive conectada quase 24h por dia.
Marcas que não investem em publicidade são facilmente soterradas pela concorrência e chegam a gastar rios de dinheiro em tentativas falhas.
Por isso a contratação de uma agência ou profissional é essencial para conquistar o seu nicho no mercado com êxito.
Um trabalho de divulgação eficiente requer conhecimentos específicos, escolha das mídias certas e busca de melhores estratégias para atingir o público-alvo com precisão.

Oferecer descontos e condições atrativas:
Não é muito difícil perceber que preços mais baixos e descontos são uma estratégia fácil de converter em venda, e é fato que têm épocas do ano que as vendas diminuem, isso acontece em todos os segmentos no mercado.
Mas como prever essa diminuição e garantir o ticket médio?
Cupons, descontos e promoções podem ser uma arma poderosa para aumentar a taxa de conversão, mas precisa serem usados com planejamento, caso contrário, essa estratégia pode prejudicar a marca e comprometer a lucratividade.

Os e-commerces também estão aproveitando a oportunidade para reforçar sua credibilidade e massificar promoções e descontos para seus clientes, pois ainda hoje, no mundo globalizado em que vivemos, muita gente tem receio de fazer compras online, e essa é uma oportunidade de conquistar esse público.
Uma estratégia muito usada nesse segmento é o frete grátis e os cupons de desconto, que enchem os olhos de quem lê.
Emails marketing e anúncios nas redes sociais de produtos que pesquisamos recentemente parecem mágica, ou que alguém está nos vigiando, mas são apenas estratégias muito bem elaboradas.

Quer dicas de como alavancar suas vendas e se destacar diante da concorrência? Veja como montar um playbook de vendas